sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A XILOGRAVURA NORDESTINA


JEOVÁ FRANKLIN *

FAREMOS UMA VIAGEM PELA GRAVURA POPULAR NORDESTINA DE MUITOS DEMÔNIOS E PROFETAS, FADAS, BEATOS, CANGACEIROS, MOÇAS DONZELAS, VAQUEIROS E PROSTITUTAS. ATÉ MESMO ENTRE OS AMORES MAIS PUROS DO MUNDO.NA ARIDEZ INCLEMENTE DE TODAS AS ESTAÇÕES A CENA SERTANEJA SE TRANSFIGURA EM CAMPO FÉRTIL PARA OUTRA REALIDADE. NA PAISAGEM MARCADA POR CONTRASTES SOCIAIS, OS SERES SOFRIDOS, DESPREZADOS E PERSEGUIDOS ENCONTRAM NOS TRAÇOS DA GRAVURA SUA TRANSFORMAÇÃO EM HERÓIS E HÓSPEDES DE UM MUNDO MELHOR.  É O RESUMO DO SERTÃO. O SONHO SERTANEJO DE SUPERAÇÃO DA REALIDADE.
DESDE A METADE DO SÉCULO PASSADO, OS ARTISTAS POPULARES DO NORDESTE VÊM CONSTRUINDO A MAIS RICA E INSTIGANTE EXPRESSÃO PLÁSTICA DA CULTURA BRASILEIRA, APESAR DE NA MAIORIA DOS CASOS, SER UM INDIVÍDUO DE POUCA LEITURA. NA EUROPA, NA ÁSIA E NA AMÉRICA LATINA, GRAVADORES POPULARES TIVERAM SEUS MOMENTOS DE GLÓRIA MAS HOJE, NÃO MAIS EXISTEM. NO BRASIL, SOMOS O ÚNICO CASO NO MUNDO COM A FORÇA E A DIMENSÃO DA EXPRESSÃO PLÁSTICA, COMO DIZ GIUSEPE BACCARO.  BACCARO FOI UM DOS INTRODUTORES DOS LEILÕES DE ARTE NO BRASIL E O PRIMEIRO MARCHAND A RECONHECER A XILOGRAVURA NORDESTINA COM ARTE: “NÃO HÁ LUGAR POR AÍ QUE SE TENHA NO PLANETA A QUALIDADE E VARIEDADE DA CULTURA  EXPRESSA EM GRAVURAS OU NOS VERSOS DA POESIA POPULAR.”
ARIANO SUASSUNA CONFESSA QUE ENTRE A GRAVURA MEDIEVAL E A XILOGRAVURA NORDESTINA SENTIU O QUE NELA MAIS LHE AGRADAVA ERA O REAL TRANSFIGURADO PELO POÉTICO, O REAL COMO MERO PONTO DE PARTIDA, O ACHATAMENTO GERAL DA GRAVURA PELA AUSÊNCIA DE PROFUNDIDADE, PELA FALTA DE CLARO-ESCURO E DE PERSPECTIVA, ASSIM COMO A PREDOMINÂNCIA DO TRAÇO LIMPO, PURO E FOR­TE, CONTORNANDO AS FIGURAS. ELE OPINA QUE A GRAVURA E A LITERATURA POPULARES NORDESTINAS REPRESENTAM UM DOS MAIS AUTENTICAMENTE BRASILEIROS TRABALHOS DE CRIAÇÃO.
O ARTISTA XILOGRAVADOR POPULAR EXERCE A FUNÇÃO TRIPLA DE CRIADOR, DE GRAVADOR E DE IMPRESSOR. ELE PEGA A SUPERFÍCIE VAZIA E COM TRAÇOS PRECISOS MOSTRA SEU DESESPERO E ESPERANÇA. NÃO SE DEVE CONSIDERÁ-LO UM PROFISSIONAL COMO DATILÓGRAFO, MECANÓGRAFO, O SIMPLES EXECUTOR DA ATIVIDADE MANUAL. ELE REALIZA UM TRABALHO IGUAL AO DO ESCULTOR DIANTE DA MATRIZ DE MADEIRA OU OUTRO SUBSTITUTO QUALQUER. XILOGRAVADOR SERIA UM TÍTULO MAIS CRIATIVO.
NO PRINCÍPIO, A XILOGRAVURA POPULAR LIMITAVA-SE À ILUSTRAÇÃO DE CATE­GORIA MENOR NA LITERATURA DE CORDEL. ESSA PUBLICAÇÃO DE FOLHETOS DE VERSOS, DE NO MÁXIMO OITO PÁGINAS, IMPRESSO EM PAPEL BARATO POPULARIZOU-SE NO TEMPO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA INDÚSTRIA GRÁFICA NO SERTÃO, POR VOLTA DA DÉCADA DE 60 E DE 70 DO SÉCULO XX. A FOTOGRAFIA NÃO CONSEGUIA PENETRAR NO IMAGINÁRIO SERTANEJO, O MUNDO QUE NÃO SE DEIXA APANHAR POR PROCESSOS MECÂNICOS DE CAPTAÇÃO DA IMAGEM, ASSIM A XILOGRAVURA TRANSFORMOU-SE NO RETRATO DO FANTÁSTICO.
VEJAM OS TÍTULOS: A CHEGADA DE  LAMPIÃO NO INFERNO, A MOÇA QUE VIROU COBRA, JOÃO CAMBADINHO,  O VALENTE COBRA CHOCA, A MULHER QUE BOTOU NO CHIFRE NO DIABO, A VELHA QUE VENDIA TABACO E O MATUTO QUE VENDIA FUMO. ENTRE OS RAROS CLÁSSICOS DO CORDEL, ILUSTRADOS POR XILOGRAVURA, ESTÁ O CAMPEÃO ABSOLUTO DE VENDA, O ROMANCE DO PAVÃO MISTERIOSO, QUE JÁ DEVE TER VENDIDO MAIS DE 6 MILHÕES DE EXEMPLARES. 
NA DÉCADA DE 1960, A XILOGRAVURA POPULAR GANHOU INDEPENDÊNCIA E SAIU DAS CAPAS DE CORDEL, MAS SÓ NOS ANOS 1970 ALCANÇOU ESPAÇO PARA SE TRANSFORMAR EM ARTE PRÓPRIA. CONQUISTOU PERSONALIDADE E SE FIRMOU COMO FENÔMENO INDEPENDENTE DO IMAGINÁRIO NORDESTINO, GANHOU OS LARES DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA AO SER RECEBIDA NA EUROPA COMO ARTE ANTROPOLÓGICA.
OBSERVE QUE A VALORIZAÇÃO DA FANTASIA GRÁFICA SERTANEJA COINCIDIU COM O MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS DEMAIS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS URBANAS. A XILOGRAVURA PASSA A APARECER COM FREQÜÊNCIA EM REPORTAGENS DE JORNAIS E REVISTAS. SÃO EDITADOS ÁLBUNS ESPECIAIS, UTILIZAM XILOGRAVURAS EM CAPAS DE DISCOS, DE LIVROS, CARTAZ DE FILME E ATÉ PARA ABERTURA DE TELENOVELA, A NOVA DIVERSÃO ELETRÔNICA.
A PRIMEIRA PRODUÇÃO EM CORES DA TELEVISÃO BRASILEIRA, A VERSÃO INICIAL DE ROQUE SANTEIRO, DA REDE GLOBO, PUNHA EM DESTAQUE GRAVURAS TALHADAS PELO PERNAMBUCANO J.BORGES. INFELIZMENTE, JAMAIS CHEGOU A SER LANÇADA, APESAR DO ALTO CUSTO DA PRODUÇÃO. NADA DE PRECONCEITO CONTRA A ARTE POPULAR

O COMEÇO DA HISTÓRIA

A TÉCNICA DA XILOGRAFIA CHEGOU AO BRASIL NO PERÍODO COLONIAL NA ESTAMPAGEM DE FLORES EM TECIDOS E PAPÉIS DE PAREDE, NA PRODUÇÃO DE CARTAS DE BARALHO E NA EDIÇÃO DE IMAGENS E DE TEXTOS SACROS. EM 1815 ELA ESTREOU NA LITERATURA, ESTAMPANDO NA FOLHA DE ROSTO DO LIVRETO HISTORIA VERDADEIRA DA PRINCESA MAGALONA, LANÇADO NO RIO DE JANEIRO.
A CONFECÇÃO DE CLICHÊS EM MADEIRA GANHOU ESPAÇO NA CONFECÇÃO DE CARIMBO, NA IMPRESSÃO DE EMBALAGENS E RÓTULOS COMERCIAIS DE CACHAÇA, VINAGRE, FOGOS, DOCES, SABÃO E REMÉDIOS. SUA INTRODUÇÃO NO FOLHETO ARTESANAL ERA UMA CONSEQÜÊNCIA NATURALMENTE ESPERADA.
A XILOGRAVURA ENFRENTAVA RESISTÊNCIA  DO PÚBLICO TRADICIONAL DO FOLHETO POPULAR.A IMAGEM TOSCA NA CAPA DOS LIVRETOS IMPORTANTES SOFRIA REJEIÇÃO. ERA COMUM O COMENTÁRIO MALDOSO:  FULANO É FEIO COMO CAPA DE CORDEL.



2º MOMENTO –  O PROFESSOR DEVERÁ SOLICITAR QUE TODAS AS CRIANÇAS TRAGAM PARA SALA DE AULA PRATINHOS DE ISOPOR, AQUELES UTILIZADOS EM SUPERMERCADO PARA CONDICIONAR FRIOS. CADA CRIANÇA DEVERÁ CRIAR SEU DESENHO, PAUTADOS NO CONTEXTO DO NORDESTE BRASILEIRO. PARA TANTO, TERÃO QUE FAZER O DESENHO COM O AUXILIO DE UM LÁPIS GRAFITE OU CANETA, PRESSIONANDO O LÁPIS/CANETA NO ISOPOR, FAZENDO UM PEQUENO ENTALHE, NO ENTANTO NÃO SE DEVE PRESSIONAR COM MUITA FORÇA PARA NÃO FURAR E NEM QUEBRAR O ISOPOR.

DEPOIS, COM O AUXILIO DE UM ROLINHO OU PINCEL, COBRIR TODA A SUPERFICIE DO ISOPOR, TOMANDO O CUIDADO PARA NÃO COLOCAR MUITA TINTA NA PARTE VAZADA.

EM SEGUIDA, COLOCAR UMA FOLHA DE PAPEL PESO 40 A4 SOBRE A PRANCHA DE ISOPOR E PRESSIONAR LEVEMENTE COM AS MÃOS. EM SEGUIDA RETIRE A FOLHA E OBTERÁ O DESENHO REPRESENTADO PELA XILOGRAVURA. DEPOIS A IMPRESSÃO DEVERÁ SER COLOCADA EM UMA MOLDURA E ASSINADA PELA CRIANÇA. OS TRABALHOS DEVERÃO SER EXPOSTOS NO MURAL DA ESCOLA.

AVALIAÇÃO
·      EXPRESSAM ORALMENTE ALGUNS ASPECTOS DA VIDA E OBRA DO COMPOSITOR LUIZ GONZAGA;
·      RECONHECEM O GÊNERO MUSICAL FORRÓ
·      COMPREENDEM ALGUNS ASPECTOS DAS LETRAS DAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA TRABALHADAS DURANTE O TEMA, ASA BRANCA E XOTE DAS MENINAS.
·      IDENTIFICAM ALGUNS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O SERTÃO NORDESTINO.
CONHECERAM E VIVENCIARAM O TRABALHADO REALIZADO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE XILOGRAVURA

TEXTO 3 – COMO FAZER XILOGRAVURA

 *FORMINHAS DE ISOPOR ( DAQUELAS USADAS PARA ARMAZENAR ALIMENTOS);
*TINTA GUACHE PRETA;
*PAPEL SULFITE;
*LÁPIS PARA IMPRIMIR OS DESENHOS;   
  INSTRUÇÕES:
1.       CORTE AS LATERAIS DA FORMA DE ISOPOR;
2.      DESENHE LIVREMENTE COM UM LÁPIS, APERTANDO BEM, MAS SEM FURAR, PARA DEIXAR COM SULCOS;
3.      PASSE POR CIMA DO ISOPOR UM PEDAÇO DE PAPEL SULFITE AMASSADO PARA DEIXAR COM A APARÊNCIA DE MADEIRA;
4.       COM UM ROLINHO DE PINTURA PREENCHIDO COM TINTA GUACHE PASSE POR CIMA DA BANDEJA DESENHADA, ESPALHANDO BEM A TINTA;
5.      COM A TINTA ESPALHADA, IMPRIMA O DESENHO EM UMA FOLHA DE SULFITE, APERTANDO BEM A FORMA CONTRA A FOLHA;
6.      COM CUIDADO RETIRE A FORMA E DEIXE A FIGURA IMPRESSA SECAR.    

    
RECURSOS COMPLEMENTARES
Artigos para aprofundamento pedagógico do professor:

Um comentário:

  1. Obrigada por compartilhar conosco este trabalho belíssimo.Parabéns!!!

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