quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Atividade: O que é literatura de cordel?




ASSISTA À REPORTAGEM POSTADA, QUE FALA SOBRE LITERATURA DE CORDEL!




Alguém pode estar se perguntando: o que é mesmo cordel? Então vamos começar pelo início. A denominada “Literatura de Cordel” ou os “Folhetos de Cordel” são definidos como um tipo de poesia narrativa e popular escrita em versos rimados e metrificados, geralmente impressos em papel jornal. Possui número variado de páginas sempre múltiplas de 4, em geral 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas. Seus versos contam histórias do reino do encantado, do boi misterioso, de valentia, política, fatos reais... De origem portuguesa, este modelo de literatura expandiu-se e hoje tem público garantido.
 Muito consagrado no Nordeste brasileiro, os folhetos são respeitados em todo o mundo por ser uma espécie de elo vivo entre a história contemporânea e a européia dos trovadores.
No Brasil o Cordel recebeu ainda a Xilogravura que  é um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado utilizando algumas ferramentas para gravar ou "arranhar" a madeira.
  A xilogravura é uma técnica barata e por isso é utilizada nas ilustrações das capas dos folhetos de cordel. Para termos uma idéia desta simplicidade, basta saber que os gravadores nordestinos fabricam suas próprias ferramentas de corte com pregos e varetas de guarda-chuva para conseguirem diferentes efeitos no desenho.
TEXTO RETIRADO DE: PORTAL DO PROFESSOR SITE MEC : (AUTORA MARIANE PATRÍCIA MADEIRA LOPES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário