FAREMOS UMA VIAGEM PELA GRAVURA POPULAR NORDESTINA DE MUITOS DEMÔNIOS E PROFETAS, FADAS, BEATOS, CANGACEIROS, MOÇAS DONZELAS, VAQUEIROS E PROSTITUTAS. ATÉ MESMO ENTRE OS AMORES MAIS PUROS DO MUNDO.NA ARIDEZ INCLEMENTE DE TODAS AS ESTAÇÕES A CENA SERTANEJA SE TRANSFIGURA EM CAMPO FÉRTIL PARA OUTRA REALIDADE. NA PAISAGEM MARCADA POR CONTRASTES SOCIAIS, OS SERES SOFRIDOS, DESPREZADOS E PERSEGUIDOS ENCONTRAM NOS TRAÇOS DA GRAVURA SUA TRANSFORMAÇÃO EM HERÓIS E HÓSPEDES DE UM MUNDO MELHOR. É O RESUMO DO SERTÃO. O SONHO SERTANEJO DE SUPERAÇÃO DA REALIDADE.
DESDE A METADE DO SÉCULO PASSADO, OS ARTISTAS POPULARES DO NORDESTE VÊM CONSTRUINDO A MAIS RICA E INSTIGANTE EXPRESSÃO PLÁSTICA DA CULTURA BRASILEIRA, APESAR DE NA MAIORIA DOS CASOS, SER UM INDIVÍDUO DE POUCA LEITURA. NA EUROPA, NA ÁSIA E NA AMÉRICA LATINA, GRAVADORES POPULARES TIVERAM SEUS MOMENTOS DE GLÓRIA MAS HOJE, NÃO MAIS EXISTEM. NO BRASIL, SOMOS O ÚNICO CASO NO MUNDO COM A FORÇA E A DIMENSÃO DA EXPRESSÃO PLÁSTICA, COMO DIZ GIUSEPE BACCARO. BACCARO FOI UM DOS INTRODUTORES DOS LEILÕES DE ARTE NO BRASIL E O PRIMEIRO MARCHAND A RECONHECER A XILOGRAVURA NORDESTINA COM ARTE: “NÃO HÁ LUGAR POR AÍ QUE SE TENHA NO PLANETA A QUALIDADE E VARIEDADE DA CULTURA EXPRESSA EM GRAVURAS OU NOS VERSOS DA POESIA POPULAR.”
ARIANO SUASSUNA CONFESSA QUE ENTRE A GRAVURA MEDIEVAL E A XILOGRAVURA NORDESTINA SENTIU O QUE NELA MAIS LHE AGRADAVA ERA O REAL TRANSFIGURADO PELO POÉTICO, O REAL COMO MERO PONTO DE PARTIDA, O ACHATAMENTO GERAL DA GRAVURA PELA AUSÊNCIA DE PROFUNDIDADE, PELA FALTA DE CLARO-ESCURO E DE PERSPECTIVA, ASSIM COMO A PREDOMINÂNCIA DO TRAÇO LIMPO, PURO E FORTE, CONTORNANDO AS FIGURAS. ELE OPINA QUE A GRAVURA E A LITERATURA POPULARES NORDESTINAS REPRESENTAM UM DOS MAIS AUTENTICAMENTE BRASILEIROS TRABALHOS DE CRIAÇÃO.
O ARTISTA XILOGRAVADOR POPULAR EXERCE A FUNÇÃO TRIPLA DE CRIADOR, DE GRAVADOR E DE IMPRESSOR. ELE PEGA A SUPERFÍCIE VAZIA E COM TRAÇOS PRECISOS MOSTRA SEU DESESPERO E ESPERANÇA. NÃO SE DEVE CONSIDERÁ-LO UM PROFISSIONAL COMO DATILÓGRAFO, MECANÓGRAFO, O SIMPLES EXECUTOR DA ATIVIDADE MANUAL. ELE REALIZA UM TRABALHO IGUAL AO DO ESCULTOR DIANTE DA MATRIZ DE MADEIRA OU OUTRO SUBSTITUTO QUALQUER. XILOGRAVADOR SERIA UM TÍTULO MAIS CRIATIVO.
NO PRINCÍPIO, A XILOGRAVURA POPULAR LIMITAVA-SE À ILUSTRAÇÃO DE CATEGORIA MENOR NA LITERATURA DE CORDEL. ESSA PUBLICAÇÃO DE FOLHETOS DE VERSOS, DE NO MÁXIMO OITO PÁGINAS, IMPRESSO EM PAPEL BARATO POPULARIZOU-SE NO TEMPO DA DEMOCRATIZAÇÃO DA INDÚSTRIA GRÁFICA NO SERTÃO, POR VOLTA DA DÉCADA DE 60 E DE 70 DO SÉCULO XX. A FOTOGRAFIA NÃO CONSEGUIA PENETRAR NO IMAGINÁRIO SERTANEJO, O MUNDO QUE NÃO SE DEIXA APANHAR POR PROCESSOS MECÂNICOS DE CAPTAÇÃO DA IMAGEM, ASSIM A XILOGRAVURA TRANSFORMOU-SE NO RETRATO DO FANTÁSTICO.
VEJAM OS TÍTULOS: A CHEGADA DELAMPIÃO NO INFERNO, A MOÇA QUE VIROU COBRA, JOÃO CAMBADINHO, O VALENTE COBRA CHOCA, A MULHER QUE BOTOU NO CHIFRE NO DIABO, A VELHA QUE VENDIA TABACO E O MATUTO QUE VENDIA FUMO. ENTRE OS RAROS CLÁSSICOS DO CORDEL, ILUSTRADOS POR XILOGRAVURA, ESTÁ O CAMPEÃO ABSOLUTO DE VENDA, O ROMANCE DO PAVÃO MISTERIOSO, QUE JÁ DEVE TER VENDIDO MAIS DE 6 MILHÕES DE EXEMPLARES.
NA DÉCADA DE 1960, A XILOGRAVURA POPULAR GANHOU INDEPENDÊNCIA E SAIU DAS CAPAS DE CORDEL, MAS SÓ NOS ANOS 1970 ALCANÇOU ESPAÇO PARA SE TRANSFORMAR EM ARTE PRÓPRIA. CONQUISTOU PERSONALIDADE E SE FIRMOU COMO FENÔMENO INDEPENDENTE DO IMAGINÁRIO NORDESTINO, GANHOU OS LARES DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA AO SER RECEBIDA NA EUROPA COMO ARTE ANTROPOLÓGICA.
OBSERVE QUE A VALORIZAÇÃO DA FANTASIA GRÁFICA SERTANEJA COINCIDIU COM O MOVIMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DAS DEMAIS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS URBANAS. A XILOGRAVURA PASSA A APARECER COM FREQÜÊNCIA EM REPORTAGENS DE JORNAIS E REVISTAS. SÃO EDITADOS ÁLBUNS ESPECIAIS, UTILIZAM XILOGRAVURAS EM CAPAS DE DISCOS, DE LIVROS, CARTAZ DE FILME E ATÉ PARA ABERTURA DE TELENOVELA, A NOVA DIVERSÃO ELETRÔNICA.
A PRIMEIRA PRODUÇÃO EM CORES DA TELEVISÃO BRASILEIRA, A VERSÃO INICIAL DE ROQUE SANTEIRO, DA REDE GLOBO, PUNHA EM DESTAQUE GRAVURAS TALHADAS PELO PERNAMBUCANO J.BORGES. INFELIZMENTE, JAMAIS CHEGOU A SER LANÇADA, APESAR DO ALTO CUSTO DA PRODUÇÃO. NADA DE PRECONCEITO CONTRA A ARTE POPULAR
O COMEÇO DA HISTÓRIA
A TÉCNICA DA XILOGRAFIA CHEGOU AO BRASIL NO PERÍODO COLONIAL NA ESTAMPAGEM DE FLORES EM TECIDOS E PAPÉIS DE PAREDE, NA PRODUÇÃO DE CARTAS DE BARALHO E NA EDIÇÃO DE IMAGENS E DE TEXTOS SACROS. EM 1815 ELA ESTREOU NA LITERATURA, ESTAMPANDO NA FOLHA DE ROSTO DO LIVRETO HISTORIA VERDADEIRA DA PRINCESA MAGALONA, LANÇADO NO RIO DE JANEIRO.
A CONFECÇÃO DE CLICHÊS EM MADEIRA GANHOU ESPAÇO NA CONFECÇÃO DE CARIMBO, NA IMPRESSÃO DE EMBALAGENS E RÓTULOS COMERCIAIS DE CACHAÇA, VINAGRE, FOGOS, DOCES, SABÃO E REMÉDIOS. SUA INTRODUÇÃO NO FOLHETO ARTESANAL ERA UMA CONSEQÜÊNCIA NATURALMENTE ESPERADA.
A XILOGRAVURA ENFRENTAVA RESISTÊNCIA DO PÚBLICO TRADICIONAL DO FOLHETO POPULAR.A IMAGEM TOSCA NA CAPA DOS LIVRETOS IMPORTANTES SOFRIA REJEIÇÃO. ERA COMUM O COMENTÁRIO MALDOSO: FULANO É FEIO COMO CAPA DE CORDEL.
2º MOMENTO – O PROFESSOR DEVERÁ SOLICITAR QUE TODAS AS CRIANÇAS TRAGAM PARA SALA DE AULA PRATINHOS DE ISOPOR, AQUELES UTILIZADOS EM SUPERMERCADO PARA CONDICIONAR FRIOS. CADA CRIANÇA DEVERÁ CRIAR SEU DESENHO, PAUTADOS NO CONTEXTO DO NORDESTE BRASILEIRO. PARA TANTO, TERÃO QUE FAZER O DESENHO COM O AUXILIO DE UM LÁPIS GRAFITE OU CANETA, PRESSIONANDO O LÁPIS/CANETA NO ISOPOR, FAZENDO UM PEQUENO ENTALHE, NO ENTANTO NÃO SE DEVE PRESSIONAR COM MUITA FORÇA PARA NÃO FURAR E NEM QUEBRAR O ISOPOR.
DEPOIS, COM O AUXILIO DE UM ROLINHO OU PINCEL, COBRIR TODA A SUPERFICIE DO ISOPOR, TOMANDO O CUIDADO PARA NÃO COLOCAR MUITA TINTA NA PARTE VAZADA.
EM SEGUIDA, COLOCAR UMA FOLHA DE PAPEL PESO 40 A4 SOBRE A PRANCHA DE ISOPOR E PRESSIONAR LEVEMENTE COM AS MÃOS. EM SEGUIDA RETIRE A FOLHA E OBTERÁ O DESENHO REPRESENTADO PELA XILOGRAVURA. DEPOIS A IMPRESSÃO DEVERÁ SER COLOCADA EM UMA MOLDURA E ASSINADA PELA CRIANÇA. OS TRABALHOS DEVERÃO SER EXPOSTOS NO MURAL DA ESCOLA.
AVALIAÇÃO
·EXPRESSAM ORALMENTE ALGUNS ASPECTOS DA VIDA E OBRA DO COMPOSITOR LUIZ GONZAGA;
·RECONHECEM O GÊNERO MUSICAL FORRÓ
·COMPREENDEM ALGUNS ASPECTOS DAS LETRAS DAS MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA TRABALHADAS DURANTE O TEMA, ASA BRANCA E XOTE DAS MENINAS.
·IDENTIFICAM ALGUNS ELEMENTOS QUE CARACTERIZAM O SERTÃO NORDESTINO.
CONHECERAM E VIVENCIARAM O TRABALHADO REALIZADO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE XILOGRAVURA
TEXTO 3 – COMO FAZER XILOGRAVURA
*FORMINHAS DE ISOPOR ( DAQUELAS USADAS PARA ARMAZENAR ALIMENTOS);
*TINTA GUACHE PRETA;
*PAPEL SULFITE;
*LÁPIS PARA IMPRIMIR OS DESENHOS;
INSTRUÇÕES:
1. CORTE AS LATERAIS DA FORMA DE ISOPOR;
2.DESENHE LIVREMENTE COM UM LÁPIS, APERTANDO BEM, MAS SEM FURAR, PARA DEIXAR COM SULCOS;
3.PASSE POR CIMA DO ISOPOR UM PEDAÇO DE PAPEL SULFITE AMASSADO PARA DEIXAR COM A APARÊNCIA DE MADEIRA;
4. COM UM ROLINHO DE PINTURA PREENCHIDO COM TINTA GUACHE PASSE POR CIMA DA BANDEJA DESENHADA, ESPALHANDO BEM A TINTA;
5.COM A TINTA ESPALHADA, IMPRIMA O DESENHO EM UMA FOLHA DE SULFITE, APERTANDO BEM A FORMA CONTRA A FOLHA;
6.COM CUIDADO RETIRE A FORMA E DEIXE A FIGURA IMPRESSA SECAR.
Objetivos: Conhecer a literatura de cordel e algumas de suas características.
1. Pergunte às crianças se elas já ouviram falar em cordel. Antes de trabalhar a definição desse gênero textual, proponha a elas a leitura do cordel “Brincadeira de criança”, retirado do site: http://tarciocosta.com.br/content/view/322/45/.
Entregue uma cópia para cada aluno, escreva o poema em um cartaz e deixe-o fixado na sala. É importante que, ao ouvir a leitura do professor, as crianças percebam a musicalidade e a melodia do cordel. Leia o nome do cordel e peça aos alunos que levantem hipóteses sobre o assunto que será tratado. Logo após, faça a leitura de todo o texto.
LITERATURA DE CORDEL: BRINCADEIRA DE CRIANÇA
BRINCADEIRA DE CRIANÇA
UM BARQUINHO DE PAPEL
GIRA GIRA MEU PEÃO
CARRINHO DE ROLIMÃ
AMARELINHA NO CHÃO
QUEM CHEGAR PRIMEIRO AO CÉU
VAI GANHAR MEU CORAÇÃO
A PIPA NO AZUL DO CÉU
PULAR CORDA NO QUINTAL
BATE E VOLTA À BOLA QUEIMA
SEMPRE VENÇO NO FINAL
POIS BOM MESMO É SER CRIANÇA
BRINCAR ATÉ PASSAR MAL
O MUNDO É BOLA DE GUDE
É CIRANDA CIRANDINHA
PEGA PEGA É MAIS GOSTOSA
QUANDO A VEZ NÃO É A MINHA
SE ADULTO TEM INVEJA
QUE VOLTE A SER CRIANCINHA.
Ao final da leitura, peça às crianças que verifiquem se suas hipóteses se confirmaram. Além disso, converse com a turma sobre a forma de declamar o cordel, o conteúdo que ele aborda e a sua estrutura. Você pode perguntar:
-“Como o cordel foi declamado?”
- “Ele tem rimas? Quais são? (leia cada estrofe para que os alunos identifiquem as rimas) Para que elas servem?”
- “Que história o texto conta?”
- “Quantos versos e estrofes têm o cordel?”
Durante o processo de alfabetização, é importante que você faça às crianças perguntas que visem trabalhar a capacidade de produzir inferências. Por meio dessas questões, os alunos serão desafiados a ler o texto em suas entrelinhas, ou seja, a perceber as informações que não estão ditas explicitamente. Abaixo, sugestões de perguntas:
- “Por que, ao final da história, se diz":
“SE ADULTO TEM INVEJA
QUE VOLTE A SER CRIANCINHA”
- “Para o autor, qual a diferença entre ‘ser criança’ e ‘ser adulto’?
Os aprendizes deverão perceber que, nas "entrelinhas", o autor passa a seguinte informação: o adulto não brinca, enquanto a criança sim. Por isso, se tiver inveja deve voltar a ser criança.
Peça às crianças que colem o cordel no caderno para que, em outra aula, continuem o trabalho com esse texto.
Trabalhe primeiramente a leitura da ficha do curta. Permita que as crianças comentem e peça que façam oralmente suposições sobre o curta.
Ficha do Curta: A moça que dançou depois de morta
Direção: Ítalo Cajueiro
Ano: 2003
Sinopse: Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Um rapaz se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior.
Após assistir ao curta, as crianças responderão a algumas questões como as sugeridas abaixo:
1) Responda as perguntas abaixo:
Quando você viu o título do curta pela primeira vez sentiu medo
O que você achou do Curta?
O que mais gostou e o que menos gostou nesta história?
Faça agora um desenho inspirado no curta que você assistiu.
2) Complete a ficha do curta:
Título do curta:
Ano de criação:
Diretor:
Escreva agora a sua versão da sinopse do filme:
*Professor é importante que você explique as crianças o que é a sinopse. Ajude-as a construir um pequeno resumo do texto sem contar o final da história.
Atividade – Interpretando um Cordel: Leia com a turma a atividade abaixo.
Em versos singelos
Alexandre Pavan
"Cordel quer dizer barbante
Ou senão mesmo cordão,
Mas cordel-literatura
É a real expressão
Como fonte de cultura
Ou melhor poesia pura
Dos poetas do sertão. (...)
O chamado trovador
Ou poeta popular
Era semi-analfabeto
Porém sabia rimar,
Seus folhetos escrevia
E os sertanejos os liam
Por ser o seu linguajar. (...)
O cordel é dividido
Escrito, cantado, oral,
Porém o cordel legítimo
É aquele tipo jornal,
Que trazia a notícia nova
Em sextilhas, nunca em trova
Que agrada o pessoal. (...)
O cordel sendo cultura
Hoje tem sua tradição,
Chamado literatura
Veículo de educação
Retrata histórias passadas
Que estão documentadas
Para toda geração."
Estrofes retiradas do folheto Origem da Literatura de Cordel e A Sua Expressão de Cultura Nas Letras de Nosso País, de Rodolfo Coelho Cavalcante.
Oralmente, faça com a turma a interpretação de cada trecho do Cordel acima. Leia o cordel quantas vezes for necessário, mostrando e treinando com as crianças a entonação e ritmo adequados para a leitura de um cordel.
Ajude as crianças a compreender, mas principalmente motive-as a dizer quais foram suas impressões ao ler ou ouvir o texto.
ASSITA AO VIDEO ABAIXO QUE EXPLICA BEM O QUE É LITERATURA DE CORDEL ATRAVÉS DE UM CORDEL.
ASSISTA À REPORTAGEM POSTADA, QUE FALA SOBRE LITERATURA DE CORDEL!
Alguém pode estar se perguntando: o que é mesmo cordel? Então vamos começar pelo início. A denominada “Literatura de Cordel” ou os “Folhetos de Cordel” são definidos como um tipo de poesia narrativa e popular escrita em versos rimados e metrificados, geralmente impressos em papel jornal. Possui número variado de páginas sempre múltiplas de 4, em geral 8, 16, 32, 48 ou 64 páginas. Seus versos contam histórias do reino do encantado, do boi misterioso, de valentia, política, fatos reais... De origem portuguesa, este modelo de literatura expandiu-se e hoje tem público garantido.
Muito consagrado no Nordeste brasileiro, os folhetos são respeitados em todo o mundo por ser uma espécie de elo vivo entre a história contemporânea e a européia dos trovadores.
No Brasil o Cordel recebeu ainda a Xilogravura que é um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado utilizando algumas ferramentas para gravar ou "arranhar" a madeira.
A xilogravura é uma técnica barata e por isso é utilizada nas ilustrações das capas dos folhetos de cordel. Para termos uma idéia desta simplicidade, basta saber que os gravadores nordestinos fabricam suas próprias ferramentas de corte com pregos e varetas de guarda-chuva para conseguirem diferentes efeitos no desenho.
TEXTO RETIRADO DE: PORTAL DO PROFESSOR SITE MEC : (AUTORA MARIANE PATRÍCIA MADEIRA LOPES)